03 fevereiro 2015

E fiquei a pensar naquilo de não existir uma só resposta para uma mesma situação

Dois amigos. Um jantar e um almoço. Dois desabafos, tão diferentes mas tão iguais. Dois que esperavam palavras de sabedoria, uma solução mágica, uma garantia de que vai correr bem. Mas eu não tenho disso. Sei o que funcionou comigo. Não sei se será assim com os outros. Posso ouvir, posso apoiar, posso opinar e comentar se me pedirem. Posso responder, mas a minha verdade não tem de ser a de mais ninguém. Em muitos pontos não é mesmo.

Como o medo de ficar sozinho. "Não sentiste?". Não, não senti. Não sinto. Não é sequer um medo. Hesitei? Claro. Ponderei? Sim. Metade de uma vida, amigos e famílias unidas, animais de estimação, bens em comum. Sonhos de "normalidade", expectativas de terceiros. Tentar acreditar que não falhámos, aceitar que o nosso "normal" não é o dos outros. Que tudo muda ou pode mudar, que o que não se cuida, morre. Que ficar parado ou acomodado a uma situação assim é flagelação diária. E que depois disso precisamos de tempo. E de estar sozinhos. De recusar o que nos pode enganar, os fracos substitutos, as tentativas de nos distrair do que vivemos e do que passámos. Porque é quando a necessidade desaparece que aproveitamos as coisas boas. Que aceitamos porque queremos, quando queremos e apenas e só enquanto quisermos. Enquanto nos fizer bem.

Não, não tenho respostas one size fits all. Talvez fosse mais fácil, talvez me sentisse menos impotente com a confusão deles. Mas provavelmente faz sentido ser assim. Que apenas as soluções encontradas por cada um sejam as correctas. Ou que, simplesmente, não existam respostas certas.

4 comentários:

  1. E não há mesmo respostas certas.
    Cada um tem que descobrir o que funciona para si mesmo. E para isso, tem que experimentar, tem que errar, tem que fazer.
    Ouvir os outros? Sim. Incorporar algo dos outros em nós? Sim, desde que faça sentido.

    ResponderEliminar
  2. Sabes aquele provérbio? Mais vale só do que mal acompanhado!

    ResponderEliminar